|
ROTEIRO DE CINEMA E TELEVISÃO |
|
|
A arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória |
Flavio de Campos |
JORGE ZAHAR, Rio de Janeiro, 2007
ISBN 9788571109858
| Brochura,
16 x 23 cm. | 407 pág. |
Baseado nas teorias dos formalistas russos, o livro de Flavio de Campos é a principal obra sobre roteiro escrita no Brasil nos últimos anos. |
- Avaliação do editor da roteiro de cinema . Leitura obrigatória (5/5)      |
Obra única no mercado brasileiro, trata de narrativa em geral e de roteiro de cinema e tv em particular. Com caráter didático, mas não preso a normas, é referência obrigatória para escritores, roteiristas, estudantes e todos os que desejam compreender melhor o processo de imaginar e narrar estórias.
|
• Define conceitos, discute as múltiplas opções que se abrem diante de um roteirista e ilustra os mais variados casos com exemplos claros e diversificados, muitos deles colhidos da literatura mundial e brasileira. |
• Baseia-se na teoria dos gêneros – lírico, épico e dramático –, bem como nas teorias dos formalistas russos. |
|
|
 |
COMPRAR |
|
|
|
|
• Transita por literatura (poesia e prosa), teatro, história com agá, jornalismo, música e até mesmo cantigas de roda. |
• Aborda cerca de 160 obras de ficção, entre filmes, peças de teatro, novelas e seriados de tv, romances, contos e poemas. |
• Vai de Sófocles a Guimarães Rosa, nos inúmeros exemplos literários. |
• Abrange mais de 90 filmes, de O poderoso chefão a Um cão andaluz.
|
• Inclui: Duas escaletas completas – Bibliografia teórica – Glossário com mais de 180 termos – Índice remissivo de assuntos e obras. |
FLAVIO DE CAMPOS nasceu no Rio de Janeiro, em 1948. É formado em Letras pela UFRJ e mestre em Artes Dramáticas pela Universidade da Califórnia-Berkeley. Foi professor de teatro na Uni-Rio de 1974 a 1991. É professor de roteiro e consultor (script doctor) na TV Globo, onde trabalha desde 1984. Escreveu os especiais Auto de N.S. da Luz e O verdadeiro Noel Rosa e, como colaborador, as novelas Pedra sobre pedra, Fera ferida e Malhação. |
- Textos extraídos da orelha, contra-capa, e da página da editora. |
SUMÁRIO RESUMIDO: Apresentação |
1. Vida, estória e narrativa
. Perceber, inferir e imaginar |
2. Imaginar uma estória |
3. Narrador, ponto de vista e ponto de foco |
4. Gêneros de estória e gêneros de narrativa
|
5. Bisbilhotice, fofoca, exibicionismo e voyeurismo |
6. Elementos de estória e recursos de narrativa
. Fio de estória, trama, trilha
. Incidente
. Cena
. Personagem
. Ação
. Som
. Objeto
. Tempo e progressão
. Tema
. Premissa
. Estilo
. Unidade |
7. Narrar uma estória
. Happy end |
8. Sinopse e pitch
. Adaptação
. Título |
9. Escaleta
. Dois exemplos de escaleta |
10. 0 Roteiro
. O roteiro dramático
. O roteiro épico
. O roteiro lírico |
11. Epifania
|
12. Estranhamento e tédio: as regras
. Rever, cortar, reescrever; o script doctor
|
À guisa de desfecho |
Epílogo
|
Glossário
|
Bibliografia teórica
|
Índice das obras de ficção |
Índice remissivo |
LINKS: jorge zahar | google books | submarino | cultura | saraiva | travessa | fnac | 2001video |
ASSUNTOS: Cinema - Roteiros, Televisão - Roteiros, Roteiros - Manuais, Roteiros - Técnica, Roteiros para Televisão, Roteiros Cinematográficos, Roteirização de Cinema, Narrativa Cinematográfica, Livro Usado, Exemplar Usado, Sebo, Livraria, Biblioteca, CDD 790 - 791.437 - 791.457 |
|
|