nando
roteirodecinema
arte
INDEX > LIVROS > ARTE & TÉCNICA
ROTEIRO DE CINEMA E TELEVISÃO
A arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória
Flavio de Campos
JORGE ZAHAR, Rio de Janeiro, 2007
ISBN 9788571109858 | Brochura, 16 x 23 cm. | 407  pág. 
Baseado nas teorias dos formalistas russos, o livro de Flavio de Campos é a principal obra sobre roteiro escrita no Brasil nos últimos anos.
- Avaliação do editor da roteiro de cinema . Leitura obrigatória (5/5) *****

Obra única no mercado brasileiro, trata de narrativa em geral e de roteiro de cinema e tv em particular. Com caráter didático, mas não preso a normas, é referência obrigatória para escritores, roteiristas, estudantes e todos os que desejam compreender melhor o processo de imaginar e narrar estórias.

• Define conceitos, discute as múltiplas opções que se abrem diante de um roteirista e ilustra os mais variados casos com exemplos claros e diversificados, muitos deles colhidos da literatura mundial e brasileira.
• Baseia-se na teoria dos gêneros – lírico, épico e dramático –, bem como nas teorias dos formalistas russos.
 
roteiro
COMPRAR
• Transita por literatura (poesia e prosa), teatro, história com agá, jornalismo, música e até mesmo cantigas de roda.
• Aborda cerca de 160 obras de ficção, entre filmes, peças de teatro, novelas e seriados de tv, romances, contos e poemas.
• Vai de Sófocles a Guimarães Rosa, nos inúmeros exemplos literários.

• Abrange mais de 90 filmes, de O poderoso chefão a Um cão andaluz.

• Inclui: Duas escaletas completas – Bibliografia teórica – Glossário com mais de 180 termos – Índice remissivo de assuntos e obras.
FLAVIO DE CAMPOS nasceu no Rio de Janeiro, em 1948. É formado em Letras pela UFRJ e mestre em Artes Dramáticas pela Universidade da Califórnia-Berkeley. Foi professor de teatro na Uni-Rio de 1974 a 1991. É professor de roteiro e consultor (script doctor) na TV Globo, onde trabalha desde 1984. Escreveu os especiais Auto de N.S. da Luz e O verdadeiro Noel Rosa e, como colaborador, as novelas Pedra sobre pedra, Fera ferida e Malhação.
- Textos extraídos da orelha, contra-capa, e da página da editora.
SUMÁRIO RESUMIDO: Apresentação | 1. Vida, estória e narrativa . Perceber, inferir e imaginar | 2. Imaginar uma estória | 3. Narrador, ponto de vista e ponto de foco | 4. Gêneros de estória e gêneros de narrativa | 5. Bisbilhotice, fofoca, exibicionismo e voyeurismo | 6. Elementos de estória e recursos de narrativa . Fio de estória, trama, trilha . Incidente . Cena . Personagem . Ação . Som . Objeto . Tempo e progressão . Tema . Premissa . Estilo . Unidade | 7. Narrar uma estória . Happy end | 8. Sinopse e pitch . Adaptação . Título | 9. Escaleta . Dois exemplos de escaleta | 10. 0 Roteiro . O roteiro dramático . O roteiro épico . O roteiro lírico | 11. Epifania | 12. Estranhamento e tédio: as regras . Rever, cortar, reescrever; o script doctor | À guisa de desfecho | Epílogo | Glossário | Bibliografia teórica | Índice das obras de ficção | Índice remissivo
LINKS:  jorge zahar | google books | submarino | cultura | saraiva | travessa | fnac | 2001video
ASSUNTOS:  Cinema - Roteiros, Televisão - Roteiros, Roteiros - Manuais, Roteiros - Técnica, Roteiros para Televisão, Roteiros Cinematográficos, Roteirização de Cinema, Narrativa Cinematográfica, Livro Usado, Exemplar Usado, Sebo, Livraria, Biblioteca, CDD 790 - 791.437 - 791.457

COMENTÁRIOS

<<< ANTERIOR

ROTEIROS | ROTEIRISTAS | MANUAIS | LIVROS | CURSOS | SITES | SOFTWARE | PROFISSÃO
http://www.roteirodecinema.com.br/
(cc) 2003-2010 - Alguns direitos reservados
ar
ac
ROTEIRISTA, FILIE-SE À ASSOCIAÇÃO DOS ROTEIRISTAS E A AUTORES DE CINEMA