|
FORMATO:
Existem
muitos modelos de formato de roteiro. Nesta apostila fez-se a opção de adotar
o formato: “master scenes”, uma vez que este tem sido o mais utilizado, atualmente,
tanto em cinema quanto em televisão. Além disto, este formato possui uma série
de vantagens práticas. Entre elas podemos destacar:
·
A
facilidade de visualização da cena para os profissionais envolvidos no projeto.
·
Cada
página de roteiro eqüivale(em média) a um minuto de obra filmada, o que dá ao
roteirista uma idéia do tamanho e ritmo que seu texto deve ter.
·
Seguindo
o modelo, o autor pode ser dedicar exclusivamente a trama da história sem outras
preocupações.
·
As
regras são de fácil assimilação.
Como
já foi colocado na parte anterior o roteiro é formado por cenas e cada cena tem
um espaço específico para cada informação. A seguir uma breve explicação sobre
estes espaços.
Nesta
parte informa-se o número da cena, local onde se passa e a luz ambiente.
Ex:
CENA 03 CASA DE ADERBAL INT./DIA
Caso
seja necessário pode-se ser mais específico com relação ao local.
Ex:
CENA 03 CASA DE ADERBAL – SALA INT./DIA
A
informação sobre a iluminação também pode ser mais específica.
Ex:
CENA 03 CASA DE ADERBAL – SALA INT./ FIM DE TARDE.
Geralmente
se coloca o cabeçalho a 3,5 cm da margem esquerda e a 3,5 ou 4 cm da margem direita.
Cada
vez que ocorrer uma passagem de tempo ou se mudar o lugar deve-se fazer um novo
cabeçalho, pois, é uma cena nova. No caso da personagem sair para outro ambiente
e voltar imediatamente ao ambiente anterior, pode-se apenas marcar esta passagem
sem construir outro cabeçalho. Use sempre o mesmo nome para se referir a um mesmo
lugar.
Logo
abaixo do cabeçalho se tem a descrição de cena. Geralmente se usa a mesma distância
da margem apresentada no cabeçalho.
A
descrição da cena se divide em descrição do ambiente e da ação. Para maior clareza
em seu roteiro, pode-se colocar um parágrafo para descrever o ambiente e outro
para descrever a ação e as personagens.
EX:
CENA
03 CASA DE ADERBAL – SALA INT./DIA A
sala é pequena, possui um sofá velho e uma mesinha de centro. A parede tem partes descascadas
e sobre a mesinha há uma revista. Aderbal
está sentado no sofá. Ele tem cerca de vinte anos. A porta se abre e Flávia entra,
afobada. Ela tem a mesma idade de Aderbal. |
Caso
seja necessário as descrições de Aderbal e Flávia podem ser mais detalhadas, mas
só o suficiente para compreensão da história.
Ao
descrever o ambiente se atenha a informação necessária ao espectador. Muitas vezes
algumas características do ambiente são muito boas para mostrar dados sobre a
personagem (classe social ou característica psicológica), mas não exagere em descrever
estes objetos. Não se deve esquecer de citar os objetos que serão utilizados na
cena. Alguns autores escrevem estes objetos em letras maiúsculas, quando aparecem
pela primeira vez na cena.
O
cabeçalho já informa o local onde se passa a cena, por isso não é necessário que
se repita isto quando entrar alguma personagem. Por exemplo: “Flávia entra”. Não
é necessário dizer: “Flávia entra na sala”. Alguns autores gostam de marcar bem
a saída e entrada de personagens em uma cena. Por exemplo: “Flávia ENTRA.”
Outro
dado que pode aparecer em letras maiúsculas é o som. Por exemplo: “Ouve-se um
TIRO”. Obviamente isto não se refere ao som ambiente normal (o qual não precisa
ser citado no roteiro), mas a um som inesperado e importante na história. Como
o som não pode ser visto deve-se informar que ele está sendo ouvido (ouve-se).
Por outro lado não é necessário colocar um verbo informando quando se pode ver.
É muito comum se colocar “Vemos um casal chegando”. Na verdade basta colocar “um
casal chega”. Outro erro freqüente é se anunciar a fala. Por exemplo: “Flávia
entra e comenta”. Neste caso deve-se apenas colocar “Flávia entra” e na seqüência
seu nome e sua fala. Como veremos a seguir.
O
nome da personagem é escrito em letras maiúsculas e é colocado a 9cm da margem
esquerda. Toda vez em que a personagem for falar alguma coisa deve se colocar
o nome e abaixo deste a fala, que fica a 6,5 cm da esquerda e 7,5cm da direita.
Toda personagem deve ser referida por um único nome, mesmo que as outras personagens
se refiram a esta de outra maneira.
Em
alguns casos o nome da personagem pode ser seguido de parênteses. São eles:
·
(V.O.)
– Significa voice over é quando se escuta a voz, mas a personagem não está em
cena.
·
(O.S.)
– Significa off screen é quando a personagem está em cena, mas não é visível no
momento
·
(Em
OFF)- Este caso pode se referir aos dois anteriores, ou estar representando o
pensamento da personagem. Também se encaixa quando a obra apresenta um narrador.
·
(cont.)
ou (continuando) – Quando a fala foi interrompida por uma ação e continua de onde
havia parado.
(...) O telefone
toca e Aderbal atende.
ADERBAL Alô?
ALFREDO(V.O.) Alô!
Aderbal? Aderbal, sou eu. Alfredo. Ouve-se a campainha tocar. ALFREDO(cont./V.O.)
Aderbal? Fala alguma coisa. |
Abaixo do nome e antes da fala pode aparecer outro parêntesis, este está destinado a rubrica ou indicação para o ator.
Ex:
ADERBAL
(triste) Eu
já tinha percebido, mas não pude Fazer nada. |
As indicações para o ator devem ser usadas somente quando estritamente necessário. De um modo geral quando a cena está bem escrita e possui clareza, o ator percebe qual entonação deve ser dada. Em alguns casos, principalmente, quando a reação da personagem é contraditória com a sua fala a rubrica é realmente necessária.
c)Transição
Esta
é a última informação que contém na cena. Ela é referente a ligação entre uma
cena e a cena seguinte. Deve sempre ser colocada no final da cena e à direita.
Ex:
CORTA
PARA:
As
transições podem ser:
·
CORTA
PARA: Se usa quando se quer o fim da cena e o começo da seguinte imediatamente.
·
FUSÃO
PARA: Quando a imagem vai desaparecendo ao mesmo tempo que se forma a imagem da
cena seguinte.
·
CORTE
RÁPIDO PARA: Quando se quer que a passagem de uma cena a outra seja praticamente
instantânea
·
FADE
OUT: Quando se quer que a imagem se escureça até desaparecer. A cena seguinte
deve começar com FADE IN:
Alguns
autores não fazem uso de transições, acreditando que a opção seja do diretor do
filme. Outros consideram a transição “CORTA PARA:” supérflua , alegando que quando
não se especifica o tipo de transição ela é adotada automaticamente, por ser a
mais comum. Geralmente se usa o “FADE OUT” no final do roteiro e abaixo dele,
no centro da página, se escreve FIM ou FINAL.
Todo
filme começa com a indicação de transição “FADE IN” que deve ser colocada à esquerda,
antes do primeiro cabeçalho de cena. “FADE IN” é quando a tela escura vai se clareando
e a imagem surgindo.
A
partir da escuridão a imagem se forma e o filme começa.
ALGUNS EFEITOS
Raras,
mas algumas vezes é necessário que se ocupe um pouco da função do diretor para
que a história cumpra seu objetivo. Não é preciso dizer que os diretores detestam
quando o roteirista pede determinados ângulos de câmera ou planos e seqüências.
Para passar estas informações ao diretor deve-se usar termos específicos. Temos,
aqui, exemplos dos principais.
·
POV
– Abreviação de Point Of View , pode ser traduzido como ponto de vista. Se usa
quando quer ser mostrar o que a personagem está vendo.
Ex:
(...) Aderbal está lendo uma revista. Ouve-se gargalhadas
vindo da rua. Ele se levanta e vai até a janela. POV DE ADERBAL Ele vê Flávia conversando com Alfredo. VOLTA À CENA Aderbal
volta ao sofá se senta e atira a revista no chão. |
·
INSERT
- Quando quer se inserir um detalhe em uma cena.
Ex:
(...) Aderbal segue pela rua em
sua bicicleta. INSERT – RODA DA BICICLETA A roda da frente da bicicleta
entra em um buraco. VOLTA À CENA A roda de trás da bicicleta se levanta e Aderbal
cai no chão. |
Acredito que em ambos os casos
é possível se induzir o diretor a fazer as cenas do modo desejado, sem dar as
indicações acima. No exemplo 1 basta colocar: “Aderbal vê Flávia conversando com
Alfredo”. No 2 coloca-se: “A roda da frente entra em um buraco, a bicicleta se
vira e Aderbal cai”. Mas se as cenas forem essenciais para a compreensão da história
e o autor teme que o diretor as represente de outra forma, é melhor não arriscar.
De qualquer forma este recurso deve ser usado com cuidado, pois, como já foi colocado
os diretores detestam.
·
MONTAGEM
Neste
caso o autor quer uma sucessão de imagens, que são necessárias para se entender
ou ambientar uma história. Coloca-se, então, desta forma:
MONTAGEM
A)Vacas
comendo no cocho
B)Galinhas
ciscando no terreiro
C)Homem
pescando na beira de um rio.
Este
recurso é muito utilizado na televisão para mostrar um ambiente ou representar
uma passagem de tempo.
·
SÉRIE
DE PLANOS
Quando
se coloca mini-cenas para formar uma seqüência.
SÉRIE
DE PLANOS
A)
Aderbal
pula da bicicleta.
B)
Ele
cai no chão.
C)
A
bicicleta cai no precipício.
D)
Aderbal
se levanta.
E)
A
bicicleta bate em uma pedra e se quebra.
F)
Aderbal
bate a poeira e segue pela estrada.
O formato de capa mais comum no meio profissional se apresenta do seguinte modo:
Um roteiro
De
(Seu nome)