Roteiro de Cinema

roteirodecinema > softwares > formatadores > celtx
CELTX
Fabricante:Greyfirst Corp.
Plataforma:l
Preço:GRÁTIS
Site oficial: http://www.celtx.com/
Celtx é um programa de computador multi-plataforma livre, de pré-produção, seja de um filme, peça teatral ou animação. É um processador de textos criado para escrever roteiros audiovisuais.
BAIXAR:
MAIS:
CELTX, por Márcio Massula Jr.


Um programa para formatação de roteiros não vai, nunca, ser o responsável pela qualidade de uma história. Mas ele pode ajudar.

O Celtx começou, na segunda metade de 2005, como um simples formatador de roteiros cinematográficos, mas hoje, com a versão 1.0 saindo do forno, ele já é bem mais do que isso, e as funções que oferece condizem mais com o novo título: mídia de pré-produção.

Já foi chamado, em artigos que tratam sobre programas de formatação, de “Final Draft Killer”, e m alusão ao concorrente Final Draft e a suposta superioridade do programa. O Celtx ainda tem suas deficiências, mas ainda está numa versão beta, o que significa que não está pronto. A questão é que tanto o Final Draft, como seu desafiante direto, o Movie Magic Screenwriter (melhorado pela última versão) custam por volta de duzentos e cinquenta dólares. Mesmo o Sophocles, um programa considerado superior aos dois citados acima, e que custa metade desse valor, ainda é caro para boa parte dos roteiristas iniciantes. O Celtx, que é totalmente livre e gratuito, tem ficado cada vez melhor a cada edição, e muitos roteiristas profissionais tem passado a prestar mais atenção nele.

A interface do programa é bem clean, e ele é praticamente auto-intuitivo, o que também colabora no primeiro contato.

FREEWARE OU OPENSOURCE?

Ainda existe uma grande confusão entre esses dois termos e convém destacar aqui as diferenças.

Freeware é todo o programa cuja utilização é livre de ônus para o usuário, ou seja, você pode baixar, instalar e usar sem ter que tirar dinheiro do bolso. Mas, mesmo assim, pode ser que o produto pertença a alguém. Quaisquer modificações no programa tem que ser feitas pelo seu idealizador, seja um indivíduo, seja uma empresa, que pode, inclusive, mudar de idéia a respeito do da distribuição daquele programa.

Opensource são programas cujo código-fonte é aberto a qualquer pessoa, ou seja, qualquer usuário com os conhecimentos técnicos necessários pode alterar o programa para que este funcione segundo suas vontades. Embora as licenças de uso possam variar, esses programas são, de forma geral, doações dos autores à comunidade.

Então, todo opensource é um freeware, mas nem todo freeware é um opensource.

O Celtx é um opensource, e o exemplo disso é o fato dele ter sido criado sobre a plataforma de outro opensource famoso, o Mozilla Firefox.

MULTIPLATAFORMA

O Celtx tem versões para os três principais sistemas operacionais disponíveis: Linux, Windows e Mac OS X.

Isso se chama interoperabilidade.. Significa que não há nenhuma barreira para que pessoas que tenham computadores com diferentes sistemas operacionais, ou mesmo usuários que possuam mais de um computador nessas mesmas condições possam trabalhar no mesmo arquivo.

Isso é uma boa, principalmente para a comunidade do Linux, que, por motivos ideológicos e de mercado, foi solenemente ignorada pelos desenvolvedores desse tipo de aplicação. Houve apenas o GNU Screenplay, abandonado sabe-se lá por qual motivo.

VINTE IDIOMAS


O Celtx está disponível em cerca de vinte idiomas, o português-brasileiro incluso.

CRIAÇÃO DE PROJETOS.

Uma das grandes diferenças do Celtx frente a outros programas para formatação de roteiros é que, quando se cria um arquivo, não se cria apenas um roteiro, mas um projeto, que pode abrigar diversos roteiros, assim como outros elementos diferentes.

CINCO EDITORES DE TEXTO DIFERENTES

O programa conta com cinco editores de textos diferentes, sendo um para os roteiros cinematográficos propriamente ditos, outro para roteiros A/V (áudio-visual), que divide o texto em duas colunas, outro para teatro, um para áudio (rádio) e o último para textos planos.

FERRAMENTAS

O programa conta ainda com diversas ferramentas extras, como um organizador de storyboards, calendário, agenda, hiperlinks e mais de trinta tipos de fichas para descrição detalhada dos elementos que vão compor a obra, sejam atores, objetos de cena ou locações.
A vantagem é que todos esses elementos podem ser cruzados e inseridos no roteiro através de uma ferramenta de indexação (que por enquanto, é manual).

FORMATOS

Um dos aspectos mais importantes num programa dessa natureza é o dos formatos com os quais ele trabalha.
Desde a versão 0.996, o formato nativo do Celtx tem sido o .celtx, que nada mais é que uma pasta compactada onde estão inclusos os arquivos menores - roteiros, anotações, fichas, etc., que são, por sua vez, salvos no formato html, assim como os arquivos em outros formatos que são agregados ao projeto. A grande sacada é que o .celtx pode ser aberto até com um descompactador normal, como o 7zip, por exemplo.

O programa exporta para .txt, .html e também para .pdf, sendo que esta última opção requer, por enquanto, uma conexão com a internet. Muitos usuários, eu incluso, acham que o recurso seria muito melhor se também funcionasse offline.

Ele só consegue importar arquivos .txt, e, invariavelmente, o roteiro importado vai requerer algumas correções na formatação. Mas o .txt é universal, e praticamente todos os outros formatadores conhecidos, assim como os editores de texto, exportam para esse formato, o que torna a migração para o Celtx muito fácil.

PORTABILIDADE

Existe uma versão portátil do Celtx, que pode ser instalada e rodar a partir de um pendrive. Contudo, é possível copiar a própria pasta da instalação do Celtx para dentro de um pendrive, e mesmo assim ele funciona perfeitamente (fiz o teste apenas com a versão para Windows). Acho essa opção melhor do que utilizar as versões “portable”, uma vez que ainda há uma defasagem entre as versão normal e a portable. Junte isso à interoperabilidade e você terá uma ferramenta que - parafraseando um dos membros da comunidade do Celtx no Orkut - nunca o deixará num aperto.

FÓRUM

Um dos diferenciais do Celtx, e talvez o maior responsável pelo seu sucesso, é o seu fator “social- networking”, que nunca deixa o interesse pelo programa arrefecer. O fórum por exemplo já tem mais de cinco mil participantes inscritos e a tendência é só aumentar. Os moderadores, funcionários da Greyfirst, a empresa que criou o Celtx, costumam ser bem prestativos. Na maioria das vezes, as perguntas devem ser feitas em inglês, mas uma seção do fórum é dedicada a outros idiomas e é possível encontrar, ou mesmo criar, se for o caso, tópicos em português.

CENTRAL DE PROJETOS

O Project Central é outra grande sacada do Celtx. É um espaço onde os usuários podem fazer o upload (público ou privado) dos seus projetos.
Quando se faz um upload privado, o usuário fica com um backup do seu projeto nos servidores do Celtx. Embora isso seja inimaginável para os mais paranóicos, esse recurso pode ser usado também para que outras pessoas - com a devida autorização do autor - acessem e trabalhem naquele mesmo projeto.
Quando o usuário faz um upload público, é criada uma página dentro do Project Central com todos os detalhes do projeto, uma maneira excelente de dar a cara a tapa. O único senão é que só e possível fazer o upload do projeto inteiro. Mas já se fala, nas próximas versões, em implementar-se uma opção para filtrar o que vai para os servidores.

WIKI

O programa não possui um help ou um manual. Ao invés disso, conta com uma página wiki (onde o conteúdo é criado pelos próprios usuários), com versões em inglês, alemão, francês, esloveno, espanhol e sueco.

O FUTURO?

Sinceramente, acredito que num futuro não muito distante o Celtx vai ganhar um irmãozinho Web 2.0. Ele foi baseado num browser, e serviços como o Zhura (cuja interface do editor de roteiros lembra bastante a do Celtx, aliás) e o Plotbot estão aí para provar que existe uma demanda por esse tipo de ferramenta.


###

Roteiros | Roteiristas | Manuais Online | Cursos
Livros | Sites | Softwares | Grupos | Profissão | Notícias
http://www.roteirodecinema.com.br/
(cc) 2003-2010 - Alguns direitos reservados
ar
ac
ROTEIRISTA, FILIE-SE À ASSOCIAÇÃO DOS ROTEIRISTAS E A AUTORES DE CINEMA