wga2010

WGA 2010 premia “Up In The Air” e “The Hurt Locker”

Na noite de sábado de 20 de fevereiro, em um jantar simultâneo em Los Angeles e Nova York, o “Writers Guild of America, West” (WGAW) e o “Writers Guild of America, East” (WGAE) – os sindicatos dos roteiristas dos Estados Unidos – anunciaram os vencedores de seu prestigiado prêmio, que nesta edição foi marcado pela polêmica da exigência de que os roteiros concorrentes  tivessem sido escritos sob o “Minimum Basic Agreement” das Guildas.

Alheio à confusão, o jornalista recém tornado roteirista MARK BOAL comemorou o prêmio de melhor roteiro original, por THE HURT LOCKER (Guerra ao Terror).

Concorriam também os originais: “(500) Days of Summer, de Scott Neustadter & Michael H. Weber; “Avatar“, de James Cameron; “The Hangover“, de Jon Lucas & Scott Moore; e “A Serious Man“, de Joel Coen & Ethan Coen.

SHELDON TURNER, agradece duas vezes ao WGA. Primeiro pelo prêmio de melhor roteiro adaptado, e segundo pela entidade ter obrigado a Fox a colocar seu nome nos créditos de UP IN THE AIR (O Amor Sem escalas), a contragosto do diretor e co-roteirista JASON REITMAN, que divide o prêmio com ele, e que já havia sido indicado em 2007 por “Thank you for smoking”. Os dois nunca trabalharam juntos, mas a arbitragem do WGA encontrou traços substanciais do tratamento anterior de Turner no filme e no draft assinado por Reitman.

Para tirar a dúvida, leia o livro homônimo de WALTER KIRN, do qual o roteiro é adaptado, e depois compare a versão de Sheldon e a versão de Reitman. Ou confie no WGA.

Os outros indicados ao prêmio de roteiro adaptado nessa edição eram: “Crazy Heart“, de Scott Cooper; Baseado no livro de Thomas Cobb; “Precious“, de Geoffrey Fletcher; Baseado no livro Push de Sapphire; “Star Trek” de Roberto Orci & Alex Kurtzman; Baseado em Star Trek, Criado por Gene Roddenberry; e “Julie & Julia”, de Nora Ephron; Baseado nos livros Julie & Julia de Julie Powell e My Life in France de Julia Child com Alex Prud’homme;

Mark Monroe levou o roteiro de documentário por “The Cove“. Em televisão, “Mad Men” e “30 Rock” levaram os prêmios de série dramática e cômica, respectivamente, e “Os Simpsons” foram agraciados mais uma vez como animação.

Veja todos os premiados no anúncio oficial do WGA.

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br
FONTE: WGA | FOTO: @makemehungry when crashing the party

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>