Fullscreen-capture-12252011-143024.bmp

Previsão: 2012 será o ano do levante popular contra a corrupção no Brasil

A STRATFOR (Strategic Forecast, ou Previsão Estratégica em português) é uma “agência de inteligência privada” especializada em serviços de “previsões estratégicas”, “segurança corporativa” e “contraterrorismo” que tem como clientes as maiores corporações do mundo, para quem vende informações e análises exclusivas, abertas ou secretas. CNN, Bloomberg, AP, Reuters, The New York Times e BBC costumam citar a Stratfor como “autoridade em estratégia e tática de inteligência e informação”. A revista Barons publicou logo após os ataques de 11 de Setembro – que a Stratfor “está sempre a frente da imprensa — e da CIA”, num artigo sobre a empresa intitulado “The Shadow CIA”.
Ontem os clientes da Stratfor receberam um cartão natalino nada agradável, que não só não trazia a previsão do futuro, como anunciava a incerteza e a impossibilidade da companhia em prevê-lo. A carta do CEO George Friedman  alertava que a empresa havia sido “hackeada por pessoas não autorizadas” e que estava averiguando qual a extensão do dano.

Na página da empresa – agora desfigurada –  hackers Anonymous deixaram um vídeo de Natal – Anonymous LulzXmas – e a íntegra em inglês de “L’Insurrection qui vient” (A insurreição que vem), manifesto anarquista anônimo de 2007 – que irônicamente prevê o eminente colapso do capitalismo – texto atribuído pela polícia francesa à Julien Coupet, um dos “9 de Tarnac”, presos e condenados por suposto “terrorismo” ao causar atrasos de trens e destruição de propriedade.

Os hackers #Antisec dizem ter se apossado de 200GB de dados, incluindo os dos cartões de crédito dos clientes, com os quais – dizem – doaram 1 milhão de dólares para caridade. Como aperitivo, o coletivo de hackers publicou a lista dos clientes da empresa, que até ontem eram ocultos.  Lá estão quase todas as maiores corporações do mundo, inclusive a Petrobras. A mais famosa “corporação privada” de “informação privada”, a “CIA das sombras”, que dizia vender o estado da arte em inteligência e segurança da informação, foi completamente humilhada por ativistas anônimos #Antisec. Especializada em prever ataques, não conseguiu prever sua própria ruína.
A Stratfor talvez nunca se recupere do golpe. Não será a primeira e provavelmente nem a última . Diversas outras empresas de “white hats”, hackers que trabalham para aumentar a segurança da informação – os #ProSec – foram atacadas este ano, sendo o caso mais ilustrativo a da  HBGary, cujo vazamento dos e-mails revelou tramas sinistras de algumas empresas de segurança da informação, incluindo uma campanha de desinformação contra jornalistas que apoiavam o Wikileaks.
Para quem não está familiarizado com o quê é Anonymous em sua expressão política, recomendo o breve texto de Biella Colleman: “Anonymous: From the Lulz to Collective Action” como introdução. A autora admite – e ela tem a mais extensa pesquisa acadêmica sobre o tema  –  que não é fácil entender o que é Anonymous e o que ele representa. Anonymous é a superconsciência da Internet.  O trailer de um documentário de longa metragem que será lançado ano que vem também pode ajudar a compreender seu “ethos”.

Analistas táticos da “Stratfor” – a CIA das Sombras – podem concordar ou discordar do tamanho da importância de Anonymous no desenrolar da Primavera Árabe ou no Occupy Wall Street, mas devem todos concordar com Biella que a contribuição é inegável. Hoje, estabelecida uma rede de indivíduos bem formados, bem informados, interessados em compartilhar informações e ter impacto geopolítico, Anonymous se transformou ele próprio numa “agência de inteligência”, uma agência de inteligência que não é governamental nem privada, uma agência de inteligência pública. Uma CIA da luz, ou melhor, de lulz.
Então, para saber as “previsões estratégicas” de 2012 você pode ir perguntar ao pessoal da Stratfor, só dê um tempo para que eles consigam organizar a bagunça em que se meteram. Outra alternativa é ir perguntar para quem acaba de invadi-la, surrupiá-la e humilhá-la. A opção é sua.
AnonymouSabu é “considerado o número 1 do LulzSec” pela imprensa especializada, e um dos poucos que não caiu nas mãos das autoridades policiais. Nunca foi identificado e pode ser considerado uma verdadeira “autoridade em estratégia de inteligência e informação”, que consegue se esconder, enganar e superar todas as outras “autoridades”, sejam elas governamentais, privadas ou paramilitares, que o caçam há um ano sem sucesso. (UPDATE: Em março de 2012 foi revelado que Sabu estava preso e colaborando com o FBI desde Junho de 2011)
Neste Natal, entre anúncios sobre os resultados da ação contra Stratfor, Sabu fez somente uma previsão para 2012, justamente em uma  conversa pública no Twitter comigo e com outro brasileiro: “Minha previsão? 2012 vai ser o ano do levante contra a corrupção no Brasil” escreveu em inglês o já mitológico hacker.

Sabu conhece a realidade brasileira, se comunica em português – até foi falsamente identificado como um cidadão português por seus detratores que o acusam de ser um terrorista. Disseminou o material vazado da operação Satiagraha, promove as ações de hacker brasileiros – em quem de vez em quando dá uns puxões de orelha –  e numa prova que está entre as pessoas mais inteligentes e bem informadas do mundo, lê e as vezes concorda com algumas das “análises de inteligência” do RoteirodeCinema ;).
O Brasil entra em 2012 com todas as instituições sob suspeição: o executivo, o legislativo, o judiciário. O partido da situação, o partido da oposição. A velha mídia, as igrejas, as organizações não governamentais. Pouca gente sabe, mas a “Marcha contra a Corrupção” – assim como a primavera árabe e o Occupy Wall Street – teve uma semente do Anonymous. Em Agosto João Paulo Martins escreveu na Revista Encontro:
“Brasileiros, unam-se contra a corrupção e a censura!”, esta frase, quase uma ode à revolta popular, foi escrita pelo usuário anonymouSabu, em seu Twitter. Ele é um famoso hacker, criador do grupo LulzSec e responsável por vários ataques nos Estados Unidos, inclusive contra páginas da CIA e FBI na internet” (…) E é bom que você se prepare, pois os grupos estão preparando uma grande ação no dia 7 de setembro, propositalmente na data de comemoração da independência do Brasil. Eles não revelaram o que será feito”.
Em 6 de Setembro, velhas instituições corruptas como Globo, Abril, CNBB, OAB sequestraram a palavra do movimento contra a corrupção, e com seu envolvimento ativo na promoção dos eventos acabaram levando ao afastamento da juventude e por consequência ao fracasso numérico e representativo das Marchas, como matéria da Veja, então promotora dos eventos e sua auto declarada porta-voz:  “Manifestantes cobram maior presença de jovens no movimento.” 

A repercussão de Privataria Tucana e o silêncio midiático em torno da CPI da Privataria mostraram que as entidades corruptas  que cooptaram os movimentos contra a corrupção e os transformaram em Marchas apáticas, conservadoras e envelhecidas não se interessam pelo combate à corrupção, apenas por sua própria agenda de poder.
Em 2012, com o silêncio dos hipócritas, sem a tutela da velha imprensa, um verdadeiro movimento apartidário contra a corrupção vai tomar forma no Brasil, um movimento esclarecido, informado, não ingênuo nem facilmente manipulável por conglomerados de mídia, muito menos fundamentado nos quadros de militância dos partidos corruptos da situação e da oposição. Em 2012 todas as instituições corruptas serão desnudadas. E o espiral do silêncio não dá mais conta de conter tanta informação.

“Expect us” diria Sabu. Tenho certeza que 2012 será o ano do levante popular contra a corrupção no Brasil.  Não há previsão mais fácil do que essa, ainda mais quando a possibilidade dela se concretizar só depende de você. E do tamanho de sua indignação.

Feliz Natal, ou Happy LulzXmas.

Update: Três meses depois da redação deste artigo o hacker Jeremy Hammond foi preso pela ação contra a Stratfor, com a ajuda de AnonymouSabu – Hector Xavier Monsegur – que estava preso e colaborando com FBI nas investigações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>