forum2009

Evento discutirá o papel do roteiro e dos roteiristas

por Eduardo Hiraoka, Revista de Cinema

Em novembro, entre os dias 4 e 5, a Revista de CINEMA e o Senac estarão promovendo um grande encontro de roteiristas e um seminário para debater o roteiro no cinema brasileiro com os principais profissionais da área no país. O evento faz parte do 2º. Fórum de Produção de Cinema, que este ano será totalmente dedicado às questões da criação audiovisual através do roteiro. “O roteiro é uma peça importante e estratégica na formatação inicial e final de um filme e, com o aumento da produção, já estava passando da hora de fazermos um evento neste nível aqui no Brasil. Nosso objetivo é promover o crescimento do roteiro e difundir o trabalho dos nossos roteiristas”, afirma Hermes Leal, escritor e editor da Revista de CINEMA, um dos promotores do evento.

Durante muito tempo, o roteiro foi considerado um elemento de segundo plano no cinema nacional, seguindo uma tradição antiga criada pela turma do Cinema Novo onde o lema era “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”. O diretor era quem comandava praticamente todas as etapas da construção da obra, dispensando a existência de um autor especializado que lhe escrevesse as histórias. Com a chegada do cinema comercial em meados dos anos 90, que precisava de resultado, a importância do roteiro se tornou definitiva e surgiram profissionais só para trabalhar essa parte importante do cinema. Esse processo culminou com a indicação do roteirista Bráulio Mantovani ao Oscar, pelo roteiro de “Cidade de Deus”.

Reverter herança negativa

Apesar dos avanços, o setor ainda enfrenta muitas dificuldades e tenta encontrar na união um caminho para superar as barreiras da tradição. “Infelizmente, a herança negativa do Cinema Novo ainda resiste”, declara Marcilio Moraes, presidente da Associação dos Roteiristas de TV, Cinema e Outras Mídias. Um dos maiores obstáculos que ainda atravancam a evolução da área no Brasil é a falta de recursos iniciais para a elaboração dos roteiros, como aponta David França Mendes, presidente da Associação Autores de Cinema. “Toda verba para o cinema só aparece depois que o roteiro já está pronto, nos editais. Para fazer o roteiro mesmo não tem recurso nenhum”.

Como o objetivo do fórum é debater e trazer novos conhecimentos sobre o mercado de roteiro no Brasil, o evento será marcado pela presença de roteiristas de duas associações, AC (Autores de Cinema) e a AR (Associação dos Roteiristas), onde se agrupam os profissionais que estão dando uma nova roupagem ao cinema nacional e à televisão. “Organização é fundamental”, afirma David. “Se nós roteiristas não nos pronunciarmos, ninguém vai fazer isso por nós”.

Roteiro também para TV, games e novas mídias

As quatro mesas de debate que ocorrerão no encontro serão divididas em duas linhas, uma para falar sobre conteúdo e outra para a questão do mercado. Quanto ao primeiro ponto, serão abordados tópicos como a qualidade dos roteiros, as diferenças entre textos de cinema e de televisão, e as dificuldades de escrever para gêneros específicos, como o infantil. Sobre o mercado, a discussão envolverá a formação de novos roteiristas, os salários e outras condições de trabalho, que, na visão de Marcilio, ainda são insatisfatórias. “Enquanto nossos produtores e diretores não se convencerem de que sem um bom roteiro não há bom filme, os autores-roteiristas continuarão ganhando pouco”.

Outro tema a ser debatido é o surgimento de outras áreas de atuação, como os videogames e a internet. Segundo Aide Rabelo, coordenadora do Senac, essa é uma oportunidade de “trazer novos rumos para o cinema brasileiro, principalmente agora que novas plataformas de conteúdo audiovisual, como games e web, vêm exigindo cada vez mais dos profissionais”.

Também está programado para 2010 um curso de pós-graduação em roteiro na Faculdade Senac, voltado para uma verdadeira preparação de um roteirista para o mercado de trabalho. Para tanto, serão aplicados novos conhecimentos na área, especialmente utilizando o campo da narrativa estrutural, uma teoria oriunda do texto literário, importantíssima para a formação de um texto de ficção. “Vamos ter um curso como os melhores que temos hoje na Europa e EUA, onde as teorias do cinema e da literatura andam juntas”, explica Hermes Leal, um dos realizadores do curso e autor de um mestrado na USP sobre o assunto. Inscrições no site www.revistadecinema.com.br e www.sp.senac.br.

Reprodução Autorizada da Matéria Original
da REVISTA DE CINEMA Online 

SERVIÇO 

2º Fórum de Produção de Cinema
O Roteiro e a Criação no Cinema, TV e outros Meios.
http://www.sp.senac.br/forumdecinema

O Centro Universitário Senac, a Revista de Cinema e o Instituto Cinema em Transe realizam o 2º Fórum de Produção de Cinema – O Roteiro e a Criação no Cinema, TV e outros Meios. O evento ocorre dias 4 e 5/11/2009 no Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro.

Nos eventos, importantes profissionais e roteiristas do mercado nacional e internacional discutem a importância do roteiro para o sucesso de uma obra audiovisual, os rumos da profissão e o mercado de trabalho. O participante ainda tem oportunidade de aprender como se paga um roteirista, como se faz um contrato e como vender seu projeto aos produtores.

O fórum é voltado a produtores, cineastas, diretores, roteiristas, jornalistas, empresas de finalização e efeitos especiais, distribuidores, exibidores, investidores, laboratórios cinematográficos, fornecedores de equipamentos, diretores de órgãos culturais e governamentais e demais interessados.

Ligado ao tema acontece também o 1º Encontro de Roteiristas de Cinema e TV, para membros da AC – Autores de Cinema e da AR – Associação dos Roteiristas. O Encontro será no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, dia 3/11/2009.

Programação:

Dia 4/11, quarta-feira
• Às 9 horas – Conteúdo para Cinema e TV
• Às 14 horas – O Mercado de Roteiro para Cinema e TV

Dia 5/11, quinta-feira
• Às 9 horas – Mercado Brasileiro e Internacional de Cinema, TV e Novas Mídias
• Às 14 horas – Conteúdo e Mercado para Games e Novas Mídias

Os profissionais que participam das mesas de debate são:
• Bráulio Mantovani – Cinema
• Vera Egito – Cinema
• Newton Canitto – Cinema e TV
• Heitor Dhalia – Cinema
• Thiago Dottori – TV e Web
• Marcos Lazarini – Séries e Telenovelas
• Aleksei Wrobel Abib – Cinema
• Marçal Aquino – Cinema e Literatura
• Di Moretti – Cinema
• Roberto Moreira – Professor da Escola de Comunicação e Artes da USP
• Elena Soarez – Cinema
• Carolina Kotscho – Cinema
• Marcilio Eiras Moraes – Presidente da Associação de Roteiristas

Para se inscrever on-line, clique aqui.

2º Fórum de Produção de Cinema
Dias 4 e 5/11/2009
Preço: R$ 200,00 (inteira) e R$ 100,00 (para estudantes)
Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5682-7300
E-mail: campussantoamaro@sp.senac.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>