Fullscreen-capture-12102010-150738.bmp

Globo não admite beijo gay e autores de novela se calam

Beijo entre dois homens deveria ter ido ao ar ontem à noite na Globo, mas foi vetado pela Direção da emissora. Diretoria da Associação dos Roteiristas se cala sobre o assunto polêmico.

Dois dias depois de Walcyr Carrasco – autor da Globo e Vice-Presidente da Associação dos Roteiristas ser flagrado passando informações falsas sobre a Classificação Indicativa e o beijo day, série de João Falcão, Clandestinos, tenta levar ao ar um beijo entre dois homens, mas cena é cortada toscamente pela Globo para não mostrar o beijo.

A Direção da Globo já havia vetado um beijo gay gravado para América, de Glória Perez. Uma cena em que Bruno Garcia e Guilherme Weber se beijam na série “Queridos Amigos”, escrita por Maria Adelaide Amaral e Letícia Mey, foi ao ar em 2008.

O Ministério da Justiça já esclareceu há muito tempo que um beijo gay é irrelevante para a Classificação Indicativa,e diz que “comemoraria um beijo gay” em novelas.

As perguntas que ficam são a seguintes:

Por qual razão o Vice-Presidente da AR Walcyr Carrasco não admite que estava errado e corrige a informação equivocada que passou para seus seguidores no Twitter e para os leitores do Daniel Castro. E por qual razão a Diretoria da Associação dos Roteiristas, presidida pelo roteirista da Record, Marcílio Moraes, não comenta as declarações de seu vice presidente, e por que não critica as Emissoras de TV pela atitude de proibir certos conteúdos baseado em regras ultrapassadas, obscuras e secretas?

Marcílio já deu uma dica no blog do Daniel Castro meses atrás, quando anunciava – em nome dos autores – sua decisão pessoal e arbitrária de não debater a Classificação Indicativa:

“Não tem sentido nós, autores e roteiristas, negociarmos com o governo a classificação indicativa. Em primeiro lugar, porque não aceitamos, por princípio, que outras pessoas, das empresas ou do governo, saibam melhor do que nós o que é apropriado para o nosso público. Em segundo lugar, porque não somos nós os concessionários do Estado e, sim, as emissoras e os produtores. Deles, eventualmente, somos obrigados a aceitar interferências por força dos contratos”, informou ao blog o presidente da AR, Marcílio Moraes, autor de Ribeirão do Tempo.”

Anteontem, a Diretoria da Associação do Roteiristas censurou documento contra a censura, que mostra contradição na posição pública da AR sobre a Classificação Indicativa.

CENA COMPLETA INCLUINDO BEIJO CORTADO PELA GLOBO

CENA QUE FOI AO AR ONTEM NA GLOBO

UPDATE: NOTA OFICIAL DA GLOBO SOBRE O EPISÓDIO

Daniel Castro publicou a nota:

“O episódio exibido ontem em Clandestinos tinha como fio condutor a amizade entre Fábio (Fábio Enriquez) e Hugo (Hugo Leão). Para contar esta história, a Globo utilizou os recursos artísticos que achou mais adequados, incluindo a edição da cena que representou o reencontro dos dois”, diz a nota

VIDEO ORIGINAL NO VIMEO QUE CAIU

“Sorry, “Beijo Censurado de Clandestinos” was deleted at 9:57:40 Fri Dec 10, 2010. We have no more information about it on our mainframe or elsewhere.”

Usuário que postou também se encontra deletado. O video me foi enviado pelo Twitter por um fake.

Estranho.

Fontes: CENA G, MIX BRASIL, Maria Quitéria

COMENTÁRIOS NO TWITTER SOBRE BEIJO GAY

LEIA TAMBÉM

2 opiniões sobre “Globo não admite beijo gay e autores de novela se calam”

  1. Achei bem interessante a lógica exposta:

    “Em primeiro lugar, porque não aceitamos, por princípio, que outras pessoas, das empresas ou do governo, saibam melhor do que nós o que é apropriado para o nosso público. Em segundo lugar, porque não somos nós os concessionários do Estado e, sim, as emissoras e os produtores. Deles, eventualmente, somos obrigados a aceitar interferências por força dos contratos.”

    Ou seja: defendemos veementemente a nossa liberdade de expressão, não admitindo que governos *ou empresas* nos digam o que fazer ou falar. A não ser que eles estejam nos pagando.

    :D

  2. Uma pena a miopia da Globo, é por isso que a audiência só cai. Eles não consegue ver o óbvio, as pessoas QUEREM VER O BEIJO GAY, nas novelas, na malhação. Todo mundo já viu um beijjo gay, mais a globo trabalha na mentalidade de 60 anos atrás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>