truby_roxo2

Notas do Seminário de John Truby – parte 4/6

Em Setembro participei do Seminário ‘22-Step Great Screenwriting‘, com John Truby, em Londres. Estou publicando aqui, em seis partes, as anotações que redigi durante as palestras. As três primeiras partes podem ser lidas aqui: Parte I, Parte II e Parte III. Segue agora a quarta parte. 

NOTAS DO SEMINÁRIO DE JOHN TRUBY – PARTE IV

FORMAS DE ESTÓRIAS

A trama é uma série de eventos que criam uma linha em determinado formato.


LINEAR

A mais popular em Hollywood.  Narrativa simples e linear que segue um personagem até o final. O Herói intensamente atrás do desejo.

SINUOSA

Associada com Mito. Um herói encontra diversos oponente durante a narrativa, numa jornada de desejo não não intenso, que cobre um largo terreno. Ex: Odisséia,  Dom Quixote, Huckelberry Finn.

ESPIRAL

Bons para Thrillers, o Herói enfrenta camadas de oponentes, se aprofundando em um mesmo mundo. Ex: Um Corpo que Cai, Blow-Up, A Conversação, Amnésia.

RAMOS

Múltiplos protagonistas, cada um indo atrás do seu próprio desejo. Exploram mundos em seqüencia, comparam personagens de uma sociedade. Ex: Viagens de Gulliver, Traffic, Nashville

No original: STORY SHAPES: Linear, Meander, Spiral e Branching. Outras são: Biography Window, Round, Chinese Boxes

FIM DA PARTE IV – LER TUDO, ou leia a Parte I , Parte  II , Parte III

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br

Ilustrações retiradas do livro ‘The anatomy of story
Foto por Fernando Marés de Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>