Em Setembro participei do Seminário ‘22-Step Great Screenwriting‘, com John Truby, em Londres. Estou publicando aqui, em seis partes, as anotações que redigi durante as palestras. As três primeiras partes podem ser lidas aqui: Parte I, Parte II e Parte III. Segue agora a quarta parte.
NOTAS DO SEMINÁRIO DE JOHN TRUBY – PARTE IV
FORMAS DE ESTÓRIAS
A trama é uma série de eventos que criam uma linha em determinado formato.
A mais popular em Hollywood. Narrativa simples e linear que segue um personagem até o final. O Herói intensamente atrás do desejo.
Associada com Mito. Um herói encontra diversos oponente durante a narrativa, numa jornada de desejo não não intenso, que cobre um largo terreno. Ex: Odisséia, Dom Quixote, Huckelberry Finn.
ESPIRAL
Bons para Thrillers, o Herói enfrenta camadas de oponentes, se aprofundando em um mesmo mundo. Ex: Um Corpo que Cai, Blow-Up, A Conversação, Amnésia.
RAMOS
Múltiplos protagonistas, cada um indo atrás do seu próprio desejo. Exploram mundos em seqüencia, comparam personagens de uma sociedade. Ex: Viagens de Gulliver, Traffic, Nashville
No original: STORY SHAPES: Linear, Meander, Spiral e Branching. Outras são: Biography Window, Round, Chinese Boxes…
FIM DA PARTE IV – LER TUDO, ou leia a Parte I , Parte II , Parte III
Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br
Foto por Fernando Marés de Souza