storylogue372

Novas sobre o Robert Mckee’s Storylogue

O Mckee e sua esposa Mia me sondaram sobre a possibilidade de lançar uma versão em português do Storylogue. O que vocês acham?

Conteúdo

Aulas Semanais de Robert McKee:
ExtensivaS e aprofundadas aulas sobre a arte e técnicas de escrever estórias.

Entrevistas semanais de Robert McKee:
Debates com artistas e profissionais de mídia – roteiristas, diretores, atores, produtores, dramaturgos, editores, agentes e advogados de entretenimento – sobre como fazem o que fazem para dar aos membros do StoryLogue insights em primeira mão sobre seus ofícios e indústria.

Perguntas e Respostas Diárias de Robert McKee:
Sr. McKee responde em vídeo à perguntas de roteiristas do mundo todo.

Rede Social Completa:
Sala do escritor: onde os membros podem apoiar mutuamente e criticar o trabalho um dos outros. Periodicamente, o Sr. McKee vai entrar nas salas para adicionar suas notas e fazer sugestões sobre as obras em discussão.

Anúncios: agentes que procuram clientes, produtores que procuram roteiristas, roteiristas que procuram co-autores e colaboradores, e muito mais.

Perfis de membros: Esta comunidade exclusiva de escritores permitirá aos membros do StoryLogue conectar-se, socializar e trabalhar com outros escritores de todo o mundo.

Mais detalhes em breve
Fórum ao vivo de Robert McKee.

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br

chinatown

Robert McKee fala sobre o roteiro de Chinatown

Chinatown começou como um roteiro baseado numa estória real, que Robert Towne ouviu seu pai contar, sobre um escândalo no suprimento de águas em Los Angeles.

Depois de diversos tratamentos, Towne estruturou o roteiro como um “who done it” de mistério clássico. No final, o herói prendia o bandido e todos viviam felizes para sempre.

A Paramount gostou do roteiro e ofereceu a Roman Polanski, que achou interessante, mas não acreditava no final. Ele não comprava a idéia de que um detetive vagabundo ganhava de enormes poderes políticos. Polanski concordou em dirigir o filme, mas somente se houvesse grandes alterações no roteiro, começando pelo final, que devia deixar de ser feliz e passar a ser trágico.

Towne concordou em colaborar, mas segundo Mckee, foi Polanski com sua genialidade quem transformou um “trhiller” convencional de detetive em uma obra prima.

Antes de Chinatown, a convenção de todos os mistérios de assassinato era que o detetive identificasse, prendesse e punisse o assassino. Mas Polanski quebrou essa convenção, abrindo caminho para que outras grandes obras fossem feitas. E num gesto de humildade, Polanski não quis créditos no roteiro.

Mckee compara a obra com a mais antiga estória de detetive, Édipo Rei: as duas estórias se passam numa cidade que sofre com a seca, os dois protagonistas acham que estão agindo pelo bem público e pelo futuro, quando de fato estão sendo dirigidos por desejos privados e inconscientes com raízes num passado sombrio; as duas estórias envolvem incesto e a morte da figura paterna; a falha fatal de ambos heróis é o orgulho excessivo; ambos assumem que o crime fora cometido por motivos convencionais – poder, cobiça – mas descobrem o mal irracional.

Veja e ouça Mckee falar sobre o roteiro, o filme, e seu sistemas de imagens:

ROBERT MCKEE ON CHINATOWN (Filmworks, 1993):

LEIA O ROTEIRO
CHINATOWN
Robert Towne
Third Draft, October 9, 1973

COMPRE O ROTEIRO
CHINATOWN
Robert Towne
Softcover, 432 pages
Inclui o roteiro de The Last Detail
Publisher: Grove Press
ISBN: 0802134017
writerstore | amazon | googlebooks

Excerto de Chinatown:

(…)

Gittes stares at her. He's been charged with anger and
when Evelyn says this it explodes. He hits her full in
the face. Evelyn stares back at him. The blow has forced
tears from her eyes, but she makes no move, not even to
defend herself.

          GITTES
      I said the truth!

          EVELYN
      -- she's my sister --

Gittes slaps her again.

          EVELYN
       (continuing)
      -- she's my daughter.

Gittes slaps her again.

          EVELYN
       (continuing)
      -- my sister.

He hits her again.

          EVELYN
       (continuing)
      My daughter, my sister --

He belts her finally, knocking her into a cheap Chinese
vase which shatters and she collapses on the sofa,
sobbing.

          GITTES
      I said I want the truth.

          EVELYN
       (almost screaming it)
      She's my sister and my daughter!

(…)

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br

avatar1

Fox publica o roteiro de Avatar online

A 20th Century Fox publicou o roteiro de Avatar, escrito por James Cameron, em seu site para poder ser lido online.  O Simply Script como sempre foi o primeiro a noticiar. LEIA O ROTEIRO. O “outline” de Avatar já estava disponível há alguns anos. 

AVATAR SCREENPLAY
undated, unspecified draft script by JAMES CAMERON
hosted by: 20th Century Fox – in pdf format

In the future, Jake, a paraplegic war veteran, is brought to another planet, Pandora, which is inhabited by the Na’vi, a humanoid race with their own language and culture. Those from Earth find themselves at odds with each other and the local culture.

Entre outros roteiros novos encontrados através da ferramenta de procura de nosso site estão: UP IN THE AIR, de Jason Reitman baseado no livro de Walter Kirn; 500 DAYS OF SUMMER, de Scott Neustadter & Michael H. Weber; e WHERE THE WILD THINGS ARE, de Spike Jonze & Dave Eggers baseado no livro de Maurice Sendak.

Scripts on the Net é a melhor e mais completa ferramenta para encontrar Roteiros em Inglês, Português, Francês, Espanhol e Persa. A ferramenta procura nos maiores repositórios de roteiro do mundo, com destaque para o Script Crawler, Simply Scripts, IMSDb, e The Daily Script, porém a lista é grande. A busca pode ser feita por título, autor, e até por fragmento de diálogo. Cada vez que um título de roteiro novo aparece num desses sites, ele automaticamente é adicionado ao Scripts on the Net.

Teste para ver se você encontra algo que goste. Se não encontrar, é 99% de chance de não estar disponível na rede.

scripts on ther net

Começo de Avatar:

(…)

THE SOUND OF DRUMS, from a great distance, growing louder.

FADE IN:

WE ARE FLYING through mist, a dimly glimpsed forest below.

                                VOICE (V.O.)
                    When I was lying there in the VA
                    hospital, with a big hole blown through
                    the middle of my life, I started having
                    these dreams of flying.

We are very low over the forest now, gliding fast, the drums BUILDING to a PEAK –

                                VOICE (V.O.)
                    Sooner or later though, you always have
                    to wake up…
                                                                                                                      CUT TO:

(…)

truby_style1

Notas do Seminário de John Truby – parte 5/6

Em Setembro de 2009 participei do Seminário ‘22-Step Great Screenwriting‘, com John Truby, em Londres. Estou publicando aqui, em seis partes, as anotações que redigi durante as palestras. As quatro primeiras partes podem ser lidas aqui: Parte I, Parte II e Parte III e Parte IV.  Segue agora a quinta parte.

NOTAS DO SEMINÁRIO DE JOHN TRUBY – PARTE V

GÊNEROS

Gêneros são formas especificas de tramas.

Cada um tem 8 únicos ‘beats’ de estória e filosofias próprias sobre como viver uma boa vida.

HORROR

Pergunta chave: O que é humano e o que não é humano?
Desejo: Derrotar um monstro.

O Herói teme ver o que não é humano neles mesmos.

FANTASIA

Pergunta chave: Como viver com estilo e liberdade?
Desejo: Explorar um mundo imaginário.

Relacionado ao horror e a Ficção cientifica pois também é ficção especulativa.  A mais geométrica das formas da estoria, oposição entre local e personagem. A viagem ao mundo da fantasia deve solucionar a fraqueza e a necessidade do herói, quando ele volta ao seu mundo mundano ele o vê em uma nova luz.

SCI-FI

Pergunta chave: Como se cria um mundo melhor?
Desejo: Lidar com as ferramentas do mundo.

Filosofia social feita em forma de ficção.

A tecnologia é importante para o personagem, para a trama ou para ambos.

MITO

Pergunta Chave: Qual o seu destino?
Desejo: ir em uma jornada que por fim levará a si mesmo.

Quase sempre conectado a um ou dois ou mais gêneros, que ajudam a modernizar e unificar a estoria.

AÇÃO

Pergunta chave: Lutar ou fugir, a liberdade ou a vida?
Desejo: Entrar em combate.

Um homem deve fazer o quê um homem deve fazer.

AMOR

Pergunta chave: O quanto você pode amar?
Desejo: Se apaixonar.

Dois personagens principais. Apesar das diferenças e dos erros cometidos com o outro devem aprender a perdoar.

DETETIVE

Pergunta chave: Quem é culpado e quem é inocente?
Desejo: Descobri a verdade.

Um mundo da estória sinistro, corrupto e moralmente complexo.

CRIME

Pergunta chave: Quem é permitido viver acima da lei?
Crime: Pegar o criminoso.

Menos ênfase no aspecto de mistério do Detetive, e mais na batalha entre a Lei e o Crime.

THRILLER

Pergunta chave: Sua suspeita é justificada?
Desejo: Escapar do ataque.

Uma estória de crime onde um detetive (qualquer um) se transforma na vítima e fica em grande perigo.

COMÉDIA

Pergunta chave: Você mostra ou esconde seu verdadeiro “eu”?
Desejo: Ganhar amor ou sucesso com resultados cômicos.

Diversos sub-gêneros: Comédia de ação, buddy picture, comédia romântica, etc.

OBRA DE MESTRE

Não é um gênero propriamente dito, transcende o gênero e tem elementos narrativos avançados. Pergunta chave: Como viver sem ser escravizado em um sistema?

FIM DA PARTE V – LER TUDO, ou leia a Parte I , Parte  II , Parte III, Parte IV

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br

Foto por Fernando Marés de Souza

Clipping de Dezembro de 2009

Resumo das Notícias de Dezembro de 2009
Via Twitter @roteirodecinema – http://twitter.com/roteirodecinema

APLAUSO

Coleção Aplauso publica seus roteiros online

Lançada em 2004 pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e coordenada pelo crítico Rubens Ewald Filho, a Coleção Aplauso está agora disponível também na internet. São mais de 170 livros, entre eles 25 roteiros para ler gratuitamente online.

Ainda não são todos os títulos lançados pela coleção, pelo menos eu tenho alguns em minha biblioteca que não estão na lista, como Viva-Voz, Narradores de Javé e Signo do Caos.

Dos que já estão online, destaque para aquele que é considerado o primeiro roteiro brasileiro: O CAÇADOR DE DIAMANTES, de Vitorio Capellaro e Niraldo Ambra.

Atualizei a Biblioteca de Roteiros do site. Esse é o maior aumento do acervo desde que a Casa de Cinema de Porto Alegre publicou alguns de seus roteiros online. Agora são 61 títulos de longas brasileiros que podem ser lidos através do portal Roteiro de Cinema.

Infelizmente os arquivos PDF dos livros da Coleção Aplauso são muito grandes, e a formatação dos roteiros deixa a desejar, mas sem dúvida é um material riquíssimo para quem se interessa. Que venham mais roteiros.

Os títulos da Coleção Aplauso já publicados online são:

    O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS, de Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert, Cao Hamburguer

    O BANDIDO DA LUZ VERMELHA, de Rogério Sganzerla

    BATISMO DE SANGUE, de Dani Patarra e Helvécio Ratton

    BENS CONFISCADOS, de Daniel Chaia e Carlos Reichenbach

    CABRA-CEGA, de Di Moretti

    O CAÇADOR DE DIAMANTES, de Vitorio Capellaro

    A CARTOMANTE, de Wagner de Assis

    O CASO DOS IRMÃOS NAVES, de Jean-Claude Bernardet e Luis S. Person

    O CÉU DE SUELY, de Karim Aïnouz, Felipe Bragança e Maurício Zacharias

    CHEGA DE SAUDADE, de Luiz Bolognesi

    CIDADE DOS HOMENS, de Elena Soárez

    COMO FAZER UM FILME DE AMOR, de José Roberto Torero e Luiz Moura

    CONTADOR DE HISTÓRIAS, de Mauricio Arruda, José Roberto Torero, Mariana Veríssimo, Luiz Villaça

    DE PASSAGEM, de Cláudio Yosida e Ricardo Elias

    DOIS CÓRREGOS, de Carlos Reichenbach

    ESTÔMAGO, de Lusa Silvestre, Marcos Jorge e Cláudia da Natividade

    FELIZ NATAL, de Selton Melo e Marcelo Vindicatto

    FIM DA LINHA, de Gustavo Steinberg, Guilherme Werneck, Fábio Moon

    O HOMEM QUE VIROU SUCO, de João Batista de Andrade

    NÃO POR ACASO, de Philippe Barcinski, Fabiana Werneck Barcinski e Eugênio Puppo

    ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA?, de Guilherme de Almeida Prado

    QUANTO VALE OU É POR QUILO?, de Eduardo Benaim, Newton Cannito e Sergio Bianchi

    SALVE GERAL, de Sérgio Rezende e Patrícia Andrade

    ZUZU ANGEL, de Marcos Bernstein e Sergio Rezende

    OS 12 TRABALHOS, de Cláudio Yosida e Ricardo Elias

      adaptation

      Os Roteiros da Década: Parte 5 – O Roteiro da Década

      Termina a série dos ROTEIROS DA DÉCADA, os melhores, mais influentes, pelo menos na minha humilde opinião. Os critérios foram um misto de gosto pessoal, prêmios que levaram, e se estão publicados na internet ou no mercado editorial para que vocês possam lê-los.

      As categorias foram: Roteiros Adaptados, Roteiros Originais, Roteiros Brasileiros, Roteiros de Documentário e O Roteiro da Década. Segue a última parte, o Roteiro da Década:

      O ROTEIRO DA DÉCADA

      ADAPTATION, de Charlie Kaufman & Donald Kaufman, baseado no livro “The Orchid Thief” de Susan Orlean. (2002) Premiado: BAFTA Film Award; Golden Satellite Award; BSFC Award; Critics Choice Award; COFCA Award; CFCA Award; Chlotrudis Audience Award; FFCC Award; NBR Award; NYFCC Award; OFCS Award; Literary Award; SDFCS Award; SEFCA Award; TFCA Award;  Indicado: USC Scripter Award; WGA Award; Oscar; Golden Globe; ALFS Award; PFCS Award;  

      Por ser um roteiro original, adaptado e baseado em fatos reais. Por ser escrito por um consagrado roteirista e seu irmão imaginário. Por ser literalmente uma aula de roteiro. Pela presença de Robert Mckee como personagem. Por estes e outros motivos, ADAPTAÇÃO é o Roteiro da Década.

      (...)

      INT. L.A. BUSINESS LUNCH RESTAURANT - MIDDAY

      Kaufman, wearing his purple sweater sans tags, sits with
      Valerie, an attractive woman in wire-rim glasses. They pick
      at salads. Kaufman steals glances at her lips, her hair, her
      breasts. She looks up at him. He blanches, looks away.

      KAUFMAN (V.O.)
      I'm old. I'm bald. I'm repulsive.

      VALERIE
      We think you're just great.

      (CONTINUED)

      hr
      4.
      CONTINUED:

      KAUFMAN
      (with studied modesty)
      Oh, thank you.

      Valerie absently rubs her nose. Kaufman self-consciously
      rubs his nose in response.

      VALERIE
      And we're thrilled you're interested.

      Valerie rubs her nose again. Kaufman pulls at his nostril.
      A rivulet of sweat slides down his forehead. Valerie watches
      it. Kaufman sees her watching it. She sees him seeing her
      watching it. She looks at her salad. He quickly swabs.

      KAUFMAN
      Oh, thanks, wow. That's nice to hear.

      VALERIE
      You have a really unique voice.

      KAUFMAN
      Well, thanks. That's... I appreciate
      that.

      VALERIE
      Very talented. Really.

      KAUFMAN
      Thanks. Thank you. Thanks.

      VALERIE
      (looking up)
      So --

      Kaufman's brow is dripping again. He smiles, embarrassed.

      KAUFMAN
      Sort of hot in here.

      VALERIE
      (kindly)
      Yeah, it is a bit. So, why don't you
      tell me your thoughts on this crazy
      little project of ours.

      In one motion, Kaufman swabs his forehead and pulls a book
      entitled The Orchid Thief from his bag.

      KAUFMAN
      First, I think it's a great book.

      (CONTINUED)

      hr
      5.
      CONTINUED: (2)

      VALERIE
      Laroche is a fun character, isn't he?

      Kaufman nods, flips through the book, stalling. There's a
      smiling author photo of Susan Orlean on the inside back
      cover.

      KAUFMAN
      And Orlean makes orchids so fascinating.
      Plus her musings on Florida, orchid
      poaching. Indians. Great, sprawling New
      Yorker stuff. I'd want to remain true to
      that, let the movie exist rather than be
      artificially plot driven.

      VALERIE
      Okay, great, great. I guess I'm not
      exactly sure what that means.


      KAUFMAN
      Oh. Well... I'm not sure exactly yet
      either. So... y'know, it's...

      VALERIE
      Oh. Okay. Great. So, um, what --

      KAUFMAN
      It's just, I don't want to compromise by
      making it a Hollywood product. An orchid
      heist movie. Or changing the orchids
      into poppies and turning it into a movie
      about drug running. Y'know?

      VALERIE
      Oh, of course. We agree. Definitely.

      KAUFMAN

      Or cramming in sex, or car chases, or
      guns. Or characters learning profound
      life lessons. Or characters growing or
      characters changing or characters
      learning to like each other or characters
      overcoming obstacles to succeed in the
      end. Y'know? Movie shit.

      Kaufman is sweating like crazy now. Valerie is quiet for a
      moment.

      VALERIE
      See, we thought maybe Susan Orlean and
      Laroche could fall in love during the
      course of --
      (CONTINUED)

      hr
      6.
      CONTINUED: (3)

      KAUFMAN
      Alienated journalist writes about
      passionate backwoods guy and he teaches
      her to love. I mean, it didn't happen,
      it wouldn't happen. It's Hollywood.

      (...)
      cidade

      Os Roteiros da Década: Parte 4 – Brasileiros

      Continua a série dos Roteiros da Década, na minha humilde opinião.

      Já foram os Adaptados, os Documentários e os Originais.

      Segue a quarta parte, os BRASILEIROS, em ordem alfabética:

      MELHORES ROTEIROS BRASILEIROS

      O ANO QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIASClaudio Galperin, Cao Hamburguer, Bráulio Mantovani & Anna Muylaert. (2006)  Premiado: Academia Brasileira de Cinema; Festival de Lima; Troféu APCA; Prêmio Contigo.

      BICHO DE SETE CABEÇAS, Luiz Bolognesi, baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano. (2001) Premiado: Academia Brasileira de Cinema; Troféu Passista no Festival de Recife; Troféu APCA.

      CABRA-CEGA, Di Moretti, estória de Toni venturi, Fernando Bonassi & Victor Navas. (2004) Premiado: Candango no Festival de Brasília.

      O CAMINHO DAS NUVENS, David França Mendes. (2003) Premiado: Concurso de roteiros NHK-Sundance.

      http://roteirodecinema.com.br/wp/wp-content/uploads/2009/12/cidade.jpgCARANDIRU, Hector Babenco, Fernando Bonassi e Victor Navas, baseado no livro de Dráuzio Varella. (2003) Premiado: Academia Brasileira de Cinema.

      CIDADE DE DEUS, Bráulio Mantovani, adaptado do romance de Paulo Lins. (2002) Premiado: Academia Brasileira de Cinema; Indicado:Oscar; WAFCA Award.

      DURVAL DISCOS, Anna Muylaert. (2002) Premiado: Kikito no Festival de Gramado; Calunga no Festival de Recife; Holden Award for the Best Script no Festival de Toronto. Indicado: Academia Brasileira de Cinema.

      ESTÔMAGO, Lusa Silvestre, Cláudia da Natividade & Marcos Jorge. (2007) Premiado: Academia Brasileira de Cinema. Indicado: Prêmio Contigo.

      O HOMEM DO ANO, Rubem Fonseca, baseado no romance de Patrícia Melo. (2003) Indicado: Academia Brasileira de Cinema.

      O HOMEM QUE COPIAVA, Jorge Furtado. (2003) Premiado: Academia Brasileira de Cinema; Prêmio RGE/RS.

      O INVASOR, Marçal Aquino. (2002) Indicado: Academia Brasileira de Cinema.

      MEMÓRIAS PÓSTUMAS, André Klotzel e José Roberto Torero, baseado no livro de Machado de Assis. (2001) Premiado: Kikito no Festival de Gramado. Indicado:  Academia Brasileira de Cinema.

      NETTO PERDE SUA ALMA, Tabajara Ruas, Fernando Marés de Souza, Rogério Brasil Ferrari e Ligia Walper, baseado no livro de Tabajara Ruas. Premiado: Passista no Festival de Recife;Prêmio RGE/RS. Indicado:  Academia Brasileira de Cinema.

      QUANTO VALE OU É POR QUILO?, Newton Cannito, Eduardo Benaim & Sergio Bianchi. (2005) Premiado: Cine Ceará.

      SE EU FOSSE VOCÊ, Carlos Gregório, Renê Belmonte, Iafa Britz, Adriana Falcão, Daniel Filho, Argumento de Roberto Frota (2006) Indicado:  Academia Brasileira de Cinema.

      3383c

      Os Roteiros da Década: Parte 3 – Originais

      Continua a série dos Roteiros da Década, na minha humilde opinião.

      Já foram os Adaptados e os Documentários.

      Segue a terceira parte, os ORIGINAIS, em ordem alfabética:

      MELHORES ROTEIROS ORIGINAIS

      BABEL, Guillermo Arriaga. (2003) Premiado: ALMA Award; Indicado: WGA Award; Oscar; Golden Globe; BAFTA Film Award; Critics Choice Award; CFCA Award; OFCS Award; Satellite Award.


      http://roteirodecinema.com.br/wp/wp-content/uploads/2009/12/3059b.jpgETERNAL SUNSHINE OF THE SPOTLESS MIND, Charlie Kaufman, Michel Gondry & Pierre Bismuth. (2004) Premiado: WGA Award; Oscar; BAFTA Film Award; Bram Stoker Award; COFCA Award; KCFCC Award; Sierra Award; ALFS Award; NBR Award; OFCS Award; PFCS Award; Seattle Film Critics Award; SEFCA Award; TFCA Award; WAFCA Award; Indicado: Golden Globe; Saturn Award; Critics Choice Award.

      http://www.writersstore.com/images/books/3780b.jpgJUNO, Diablo Cody. (2007) Premiado: WGA Award; Oscar; Austin Film Critics Award; BAFTA Film Award; Critics Choice Award; Satellite Award; Independent Spirit Award; COFCA Award; CFCA Award; DFWFCA Award; FFCC Award; KCFCC Award; Sierra Award; NBR Award; OFCS Award; PFCS Award; SDFCS Award; SEFCA Award; Indicado: Golden Globe; Chlotrudis Award.

      GOOD NIGHT AND GOOD LUCK, George Clooney & Grant Heslov. (2005) Premiado: Paul Selvin Honorary Award; Satellite Award; Albo d’oro Osella in Venezia;  KCFCC Award; OFCS Award; SFFCC Award; Indicado:  WGA Award; Oscar; Golden Globe;BAFTA Film Award; Critics Choice Award; CFCA Award; WAFCA Award.

      HABLE CON ELLA, Pedro Almodóvar. (2002)  Premiado: Oscar; BAFTA Film Award; European Film Award; Golden Satellite Award; Indicado: Goya.

      LES INVASIONS BARBARES, Denys Arcand. (2003) Premiado: Cannes; César; Genie; Jutra; TFCA Award; Indicado: Oscar; BAFTA Film Award.

      adaptationLITTLE MISS SUNSHINE, Michael Arndt. (2006) Premiado: WGA Award; Oscar; BAFTA Film Award; Independent Spirit Award; Critics Choice Award; DFWFCA Award; KCFCC Award; New Generation Award; Chairman’s Vanguard Award; PFCS Award; SEFCA Award; WAFCA Award;   Indicado: CFCA Award; ALFS Award; OFCS Award ; 

      LOST IN TRANSLATION, Sofia Coppola. (2003) Premiado: WGA Award; Oscar; Golden Globe; Independent Spirit Award; Golden Satellite Award; COFCA Award; CFCA Award; Chlotrudis Award; FFCC Award; OFCS Award; Seattle Film Critics Award; SEFCA Award; TFCA Award; Comedy Film Honor; WAFCA Award; Indicado: BAFTA Film Award; Critics Choice Award; PFCS Award.

      MAR ADENTRO, Alejandro Amenábar & Mateo Gil. (2004) Premiado: Goya; Indicado: CEC Award; European Film Award.

      Y TU MAMÁ TAMBIÉN, Carlos Cuarón & Alfonso Cuarón. (2001) Premiado: Venice Festival Best Screenplay; Indicado: Oscar; BAFTA Film Award; Chlotrudis Award.

      MENÇÕES HONROSAS: Monster’s Ball, Milo Addica & Will Rokos; The Royal Tenenbaums, Wes Anderson & Owen Wilson; Gosford Park, Julian Fellowes; Saibogujiman kwenchana, Seo-Gyeong Jeong & Chan-wook Park; Caché, Michael Haneke; El Perro, Santiago Calori, Salvador Roselli & Carlos Sorin.

      Just another WordPress site